Eduardo

Schenberg

Neurocientista e empreendedor
Cursos
Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Psicodélicos e saúde mental
Este curso é destinado a profissionais da área da saúde em geral e especialmente os de saúde mental. Ele surgiu de uma demanda crescente por conteúdo de qualidade sobre psicodélicos por profissionais de saúde mental, aliada ao crescimento do interesse de pacientes pelo assunto. O principal objetivo do curso é instruir com altíssima qualidade os profissionais de saúde para que saibam orientar pacientes que tiveram, ou pretendem ter, uma experiência com substâncias psicodélicas. Para fazer isso nos apoiamos nas melhores referências científicas e clínicas da atualidade. O curso tem 5 módulos, sendo o primeiro introdutório, abordando nomes, doses e formas de administração das principais substâncias psicodélicas, estudos epidemiológicos sobre padrões e contextos de uso, riscos, usos ancestrais e análogos sintéticos modernos. No segundo módulo aprofundamos na parte essencial do curso: como orientar o paciente. Abordamos com clareza e honestidade, mas sem exageros, os riscos e ensinamos quais as preparações recomendadas para experiências proveitosas na vida de alguém. Exemplificamos os principais efeitos e como a pessoa pode se sentir numa experiência psicodélica e ensinamos também algumas técnicas de integração, que podem fazer muita diferença, seja pra quem já teve uma experiência e procura ajuda ou para quem pretende ter por alguma razão específica, seja recreativa ou em busca de resultados terapêuticos. Nos três módulos seguintes aprofundamos na vasta, mas muitas vezes desconhecida,  literatura científica que embasa nosso posicionamento sobre orientação a pacientes. No módulo 3 falamos dos principais tipos de experiências psicodélicas. No módulo 4 damos elementos técnicos de farmacologia e toxicologia. No módulo 5 falamos das perspectivas futuras, incluindo usos terapêuticos em estudos controlados, neuroimagem e da consolidação de um novo paradigma de pesquisa, desenvolvimento e tratamento na saúde mental. Tudo isso porque, de um lado, percebemos o enorme crescimento do campo no cenário internacional, enquanto do outro vemos terapeutas muito bem formados e experientes mas que não se sentem à vontade e tampouco preparados para conversar com seus pacientes sobre este assunto. Seja porque não aprenderam sobre psicodélicos na universidade, seja porque não conhecem os resultados terapêuticos que podem ser alcançados trabalhando estes conteúdos na psicoterapia, ou ainda porque aprenderam que seriam drogas alucinógenas perigosas sem nenhum potencial terapêutico, como diz, equivocadamente, a classificação jurídica internacional. Os participantes da primeira turma do Curso Psicodélicos e Saúde mental receberão acesso gratuito à comunidade Phaneros pelo ano de 2020 além de acesso a 4 lives exclusivas para tirar dúvidas sobre o conteúdo do curso. A comunidade será aberta oficialmente dia 14/08 e os membros terão acesso a Journal Clubs (quinzenais), Discussão de Documentários (mensal), Book Club (mensal) e acesso a Área de Membros com conteúdos exclusivos.
Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Ciência Psicodélica: A Fronteira dos Transtornos Psíquicos
O Brasil, um dos países com o maior número de incidência e incapacitação por transtornos mentais, e com consumo crescente de antidepressivos, está entre os poucos países que estudam o uso terapêutico de psicoativos. As pesquisas em torno de substâncias como o LSD, MDMA (princípio ativo do ecstasy), ayahuasca e psilocibina (presente em alguns tipos de cogumelos) começou nos anos 1950, mas foram interrompidas com o desenvolvimento da política de guerra às drogas. Atualmente as pesquisas têm sido retomadas ao redor do mundo, com centros de pesquisa em grandes universidadesestudos e o reconhecimento de agências governamentais sobre seus usos no tratamento de transtornos mentais como TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), depressão, ansiedade, Alzheimer, dependências químicas, entre outros. A ciência psicodélica vem ganhando relevância e visibilidade ao mesmo tempo em que aumenta a percepção de que os modelos e abordagens da psiquiatria e do uso de fármacos se mostram estagnados ou ineficientes para tratar estas questões de modo eficaz e seguro. Essa fronteira dá visibilidade à possível constituição de um novo paradigma psiquiátrico e além, para a compreensão dos fundamentos da consciência e seus fenômenos. O encontro reuniu dois expoentes da ciência psicodélica no Brasil, autores de pesquisas pioneiras e importantes tradutores destas descobertas ao público, para apresentar os potenciais de aplicação, as perspectivas para o futuro e, sobretudo, para desmistificar questões e desconstruir preconceitos, demonstrando os fatos e avanços deste fascinante campo de investigação. Disponível no app Casa do Saber On Demand

Curso finalizado

Quero saber sobre novas vagas

Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Que Droga é Essa?
Junte-se a mais de dez mil pessoas e livre-se da desinfrormação! Buscando informações confiáveis sobre drogas? Perguntando-se como conversar com seus filhos ou alunos? Ou talvez com seus pais? Em dúvida quais drogas são “leves” e quais são “pesadas”? Como elas podem ser cientificamente classificadas? O que fazem no cérebro? O que é e como tratar o abuso e a dependência? Inscreva-se já no curso sobre drogas mais confiável do Brasil. Criei com a Perestroika Online o curso QUE DROGA É ESSA? para contribuir com um debate lúcido, saudável e construtivo para além da superficialidade dos defensores do uso irrestrito de suas drogas favoritas, ou daqueles que acham que guerra pode ser solução. Da aspirina ao LSD, explico a classificação das drogas, o que fazem no corpo humano, o que o nosso corpo faz com elas, como elas atuam no cérebro, os efeitos causados nos neurônios, quem usa drogas (elefantes, golfinhos e gente, muita gente), onde usam (terra, ar e mar), desde quando e as várias razões para estes usos. O QUE DROGA É ESSA? quer levar até você conhecimento seguro. Se você gostaria de adquirir conhecimento confiável, este curso é pra você.

Curso finalizado

Quero saber sobre novas vagas

Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Introdução à Medicina Psicodélica
As substâncias psicodélicas saíram da periferia. Agora estão no centro das atenções. New York Times, O Globo, Folha de São Paulo, Revista Piauí, Trip, livros best-sellers e séries no Netflix falam abertamente sobre o tema. Universidades de ponta no exterior conduzem cada vez mais estudos, e há congressos e simpósios acontecendo em ritmo acelerado. Por que tudo isso? Por que, após cerca de 50 anos esquecidas pela ciência e quase que completamente ausente dos estudos acadêmicos, estas substâncias agora voltam a atrair tanta atenção? Parte da resposta está no reconhecimento de seus admiráveis potenciais terapêuticos. Depressão, trauma, dependência química, ansiedade e outras neuroses vão sendo tratadas com considerável sucesso em diversos estudos com psicodélicos. Sucesso que se sustenta especialmente em pacientes que não melhoraram com diversos outros tratamentos. Desde o final de 2014 estou trabalhando para que este campo avance também no Brasil, e completamos o primeiro estudo terapêutico utilizando o MDMA (mais conhecido por aí como "ecstasy"). Neste curso você terá acesso exclusivo e em primeira mão a webinários inéditos. Ao vivo, com interatividade e espaço pra perguntas após cada aula! O curso é introdutório e não visa formar terapeutas ou pesquisadores para sair usando psicodélicos com pacientes por aí. Seria falta de humildade pensar que um tema tão delicado e complexo se completaria em poucos encontros e apenas pela internet. Mas você verá um panorama inédito sobre a área, de forma simples e acessível, formatado para que você entenda os princípios fundamentais dessa forma de cuidado, que tem raízes ancestrais, mas que está sendo reinventada e atualizada para os tempos modernos e povos urbanos. Não há pré-requisitos acadêmicos para acompanhar o curso. Tenho ampla experiência em diálogo com públicos diversos, do geral ao técnico-científico. Curiosos em geral são bem vindos, mas se você achar que precisa ou quer algo um pouco mais introdutório, faça já o "Que Droga é Essa?", curso também online onde explico, em aulas gravadas na Perestroika em 2018, o básico do mundo das drogas, desde o molecular até o social. E se você for da área de saúde mental, como enfermeiras, psicólogos, médicas e psiquiatras, este curso pode ser seu primeiro passo num vindouro programa de formação de terapeutas e pesquisadores no Brasil, que terá a necessária profundidade e duração para formar profissionais que atuarão nestas pesquisas utilizando psicodélicos com pacientes diversos. Então garanta sua vaga que o futuro está chegando!

Curso finalizado

Quero saber sobre novas vagas

Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Ciência Psicodélica
Curso introdutório sobre a pesquisa científica com substâncias psicodélicas. O conteúdo cobre o histórico, a proibição, quais as moléculas psicodélicas e plantas e cogumelos que as contém, suas ações no cérebro, na psique, potenciais terapêuticos, riscos, uso recreativo, medicinal e muito mais!

Curso finalizado

Quero saber sobre novas vagas

Eduardo Schenberg @ 2017 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Thiago Saccól.