Eduardo

Schenberg

Neurocientista e empreendedor
Cursos
Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Ciência Psicodélica: A Fronteira dos Transtornos Psíquicos
O Brasil, um dos países com o maior número de incidência e incapacitação por transtornos mentais, e com consumo crescente de antidepressivos, está entre os poucos países que estudam o uso terapêutico de psicoativos. As pesquisas em torno de substâncias como o LSD, MDMA (princípio ativo do ecstasy), ayahuasca e psilocibina (presente em alguns tipos de cogumelos) começou nos anos 1950, mas foram interrompidas com o desenvolvimento da política de guerra às drogas. Atualmente as pesquisas têm sido retomadas ao redor do mundo, com centros de pesquisa em grandes universidadesestudos e o reconhecimento de agências governamentais sobre seus usos no tratamento de transtornos mentais como TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), depressão, ansiedade, Alzheimer, dependências químicas, entre outros. A ciência psicodélica vem ganhando relevância e visibilidade ao mesmo tempo em que aumenta a percepção de que os modelos e abordagens da psiquiatria e do uso de fármacos se mostram estagnados ou ineficientes para tratar estas questões de modo eficaz e seguro. Essa fronteira dá visibilidade à possível constituição de um novo paradigma psiquiátrico e além, para a compreensão dos fundamentos da consciência e seus fenômenos. O encontro reuniu dois expoentes da ciência psicodélica no Brasil, autores de pesquisas pioneiras e importantes tradutores destas descobertas ao público, para apresentar os potenciais de aplicação, as perspectivas para o futuro e, sobretudo, para desmistificar questões e desconstruir preconceitos, demonstrando os fatos e avanços deste fascinante campo de investigação. Disponível no app Casa do Saber On Demand
Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Que Droga é Essa?
Mais de seis mil alunos aprendendo DE GRAÇA sobre o mundo das drogas com responsabilidade! Buscando informações confiáveis sobre drogas? Perguntando-se como conversar com seus filhos ou alunos? Ou talvez com seus pais? Em dúvida quais drogas são “leves” e quais são “pesadas”? Como elas podem ser cientificamente classificadas? O que fazem no cérebro? O que é e como tratar o abuso e a dependência? Inscreva-se já no curso sobre drogas mais confiável do Brasil. Criei com a Perestroika Online o curso QUE DROGA É ESSA? para contribuir com um debate lúcido, saudável e construtivo para além da superficialidade dos defensores do uso irrestrito de suas drogas favoritas, ou daqueles que acham que guerra pode ser solução. Da aspirina ao LSD, explico a classificação das drogas, o que fazem no corpo humano, o que o nosso corpo faz com elas, como elas atuam no cérebro, os efeitos causados nos neurônios, quem usa drogas (elefantes, golfinhos e gente, muita gente), onde usam (terra, ar e mar), desde quando e as várias razões para estes usos. O QUE DROGA É ESSA? quer levar até você conhecimento seguro. Se você gostaria de adquirir conhecimento confiável, este curso é pra você.
Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Introdução à Medicina Psicodélica
As substâncias psicodélicas saíram da periferia. Agora estão no centro das atenções. New York Times, O Globo, Folha de São Paulo, Revista Piauí, Trip, livros best-sellers e séries no Netflix falam abertamente sobre o tema. Universidades de ponta no exterior conduzem cada vez mais estudos, e há congressos e simpósios acontecendo em ritmo acelerado. Por que tudo isso? Por que, após cerca de 50 anos esquecidas pela ciência e quase que completamente ausente dos estudos acadêmicos, estas substâncias agora voltam a atrair tanta atenção? Parte da resposta está no reconhecimento de seus admiráveis potenciais terapêuticos. Depressão, trauma, dependência química, ansiedade e outras neuroses vão sendo tratadas com considerável sucesso em diversos estudos com psicodélicos. Sucesso que se sustenta especialmente em pacientes que não melhoraram com diversos outros tratamentos. Desde o final de 2014 estou trabalhando para que este campo avance também no Brasil, e completamos o primeiro estudo terapêutico utilizando o MDMA (mais conhecido por aí como "ecstasy"). Neste curso você terá acesso exclusivo e em primeira mão a webinários inéditos. Ao vivo, com interatividade e espaço pra perguntas após cada aula! O curso é introdutório e não visa formar terapeutas ou pesquisadores para sair usando psicodélicos com pacientes por aí. Seria falta de humildade pensar que um tema tão delicado e complexo se completaria em poucos encontros e apenas pela internet. Mas você verá um panorama inédito sobre a área, de forma simples e acessível, formatado para que você entenda os princípios fundamentais dessa forma de cuidado, que tem raízes ancestrais, mas que está sendo reinventada e atualizada para os tempos modernos e povos urbanos. Não há pré-requisitos acadêmicos para acompanhar o curso. Tenho ampla experiência em diálogo com públicos diversos, do geral ao técnico-científico. Curiosos em geral são bem vindos, mas se você achar que precisa ou quer algo um pouco mais introdutório, faça já o "Que Droga é Essa?", curso também online onde explico, em aulas gravadas na Perestroika em 2018, o básico do mundo das drogas, desde o molecular até o social. E se você for da área de saúde mental, como enfermeiras, psicólogos, médicas e psiquiatras, este curso pode ser seu primeiro passo num vindouro programa de formação de terapeutas e pesquisadores no Brasil, que terá a necessária profundidade e duração para formar profissionais que atuarão nestas pesquisas utilizando psicodélicos com pacientes diversos. Então garanta sua vaga que o futuro está chegando!

Curso finalizado

Quero saber sobre novas vagas

Eduardo Schenberg - Neurocientista e empreendedor
Ciência Psicodélica
Curso introdutório sobre a pesquisa científica com substâncias psicodélicas. O conteúdo cobre o histórico, a proibição, quais as moléculas psicodélicas e plantas e cogumelos que as contém, suas ações no cérebro, na psique, potenciais terapêuticos, riscos, uso recreativo, medicinal e muito mais!

Curso finalizado

Quero saber sobre novas vagas

Eduardo Schenberg @ 2017 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Thiago Saccól.